Moradores do bairro de Itapuã, em Salvador, participam da tradicional lavagem do bairro, que completa 112 anos nesta quinta-feira (16). A celebração é a última festa popular que antecede o carnaval de Salvador, que começa oficialmente na próxima quarta-feira (22). As escadarias da Igreja de Nossa Senhora da Conceição de Itapuã começaram a ser lavadas logo cedo pela comunidade do grupo Lavagem Nativa, por volta das 6h desta quinta.
Flores foram colocadas na porta da igreja por fiéis, devotos de Nossa Senhora da Conceição. Além da tradição de lavar as escadas, o grupo Lavagem Nativa também animou o bairro com um samba de roda na porta do templo religioso. As Ganhadeiras de Itapuã também marcam presença na festa, apesar de não participarem do cortejo tradicional. “É um prazer prestigiar essa primeira lavagem, que é a Lavagem Nativa. Todo ano, nós, Ganhadeiras, estamos presente. Logo de manhã a gente já mostrou o que é que a baiana tem”, disse Maria Lúcia, integrante do grupo.
Às 7h foi realizada uma missa na igreja e, em seguida, o templo foi fechado. A partir das 11h, começa o cortejo oficial com grupos culturais da comunidade de Itapuã e também com as baianas. Este ano, a Baleia Rosa, de 9 metros, está de volta após três anos fora do desfile. Ela foi criada em 1987, em homenagem à atividade econômica de Itapuã, na época em que as pessoas pescavam as baleias encalhadas para fazer extração do óleo e da pele do animal.
O cortejo tradicional deve sair do bairro de Piatã a partir das 11h, e segue até a porta da Igreja de Nossa Senhora da Conceição.
Fonte: g1.globo.com