Adele levou a melhor sobre Beyoncé no Grammy deste ano: a inglesa de 28 anos venceu os três principais prêmios da noite, aos quais a americana também concorria. Adele levou os troféus de melhor música e gravação, com Hello, e álbum do ano, com 25, o terceiro disco de sua carreira. Ela ainda venceu como melhor performance solo pop e pop vocal.
A britânica, portanto, saiu “invicta”, já que venceu em todas as categorias que disputava. Já Beyoncé, que podia vencer até nove troféus, ficou com somente dois: videoclipe, por Formation, e álbum urbano contemporâneo, por Lemonade.
Rihanna, que lançou o álbum ANTI no ano passado, foi uma das grandes derrotadas da noite: nenhuma das suas oito indicações se converteu em prêmio.
Desafinou
Apesar de ter saído com cinco troféus, Adele teve também um momento para lamentar na noite, ao desafinar enquanto cantava Fast love, de George Michael, que ela cantava em homenagem póstuma ao cantor, morto em dezembro.
Irritada, ela pediu para começar de novo a apresentação e soltou um palavrão quando se desculpava: “Sinto muito por começar de novo. Podemos começar de novo? Desculpe, não posso f… tudo por ele”.
Depois, quando recebeu uma das premiações, a cantora desculpou-se pelo palavrão e afirmou ter ficado nervosa. No ano passado, ela havia passado por situação parecida: enquanto cantava All I Ask, do álbum 25, um som estridente “invadiu” o show e tirou sua concentração.
Em outro momento, quando recebia o prêmio de melhor álbum, Adele fez muitos elogios a Beyoncé: “Ela é a artista da minha vida. O álbum Lemonade é tão monumental. Tão bem pensado, tão bonito e com alma. Você é a nossa luz. O jeito que você faz meus amigos negros se sentirem é muito empoderador”.
Os brasileiros que concorriam ao Grammy acabaram perdendo: o Trio da Paz, na categoria álbum de jazz latino, e a dupla Caetano Veloso e Gilberto Gil, na categoria álbum de world music. O primeiro perdeu para Tribute To Irakere: Live In Marciac, do cubano Chucho Valdés. Já os baianos foram derrotados por Yo-Yo Ma, com o álbum Silk Road Ensemble.
Disco do ano
Adele – “25”
Adele – “Hello”
Gravação do Ano
Adele – “Hello”
Revelação
Chance the Rapper
Performance Solo Pop
Adele – “Hello”
Álbum pop vocal
Adele – 25
Álbum Pop Tradicional
Willie Nelson – Summertime: Willie Nelson Sings Gershwin
Performance Rock
Blackstar – David Bowie
Performance Metal
Dystopia – Megadeth
Canção de Rock
Blackstar – David Bowie
Álbum Rock
Tell Me I’m Pretty – Cage The Elephant
Álbum de música alternativa
David Bowie – Blackstar
Performance R&B
Solange – “Cranes in the Sky”
Música R&B
Maxwell – “Lake By the Ocean”
Álbum urbano contemporâneo
Beyoncé – Lemonade
Performance Rap
Chance the Rapper – “No Problem” [ft. 2 Chainz and Lil Wayne]
Música Rap
Drake – “Hotline Bling”
Álbum de Rap
Chance the Rapper – Coloring Book
Disco de world music
Sing Me Home — Yo-Yo Ma & The Silk Road Ensemble
Disco de jazz latino
Tribute to Irakere: Live in Marciac — Chucho Valdés
Videoclipe
Beyoncé – “Formation”
Filme sobre música
The Beatles – The Beatles: Eight Days a Week The Touring Years
Produtor do ano – não clássico
Greg Kurstin
Fonte: correio24horas.com.br