São tantas opções de o que fazer em Itacaré, na Bahia, que você acaba tendo que controlar bem seu tempo na cidade baiana pra não perder nada. Praia, natureza, badalação e muita cultura popular convivem juntos numa atmosfera que conquista gente do mundo todo.
É só percorrer por 10 minutos as ruas ou praias da cidade pra ver a quantidade de “gringo” que veio visitar e acabou ficando por aqui. Se Itacaré fisgou tanta gente, é porque tem algo especial.
Abaixo listamos 10 coisas que consideramos tornar sua viagem inesquecível quando a dúvida for o que fazer em Itacaré.
O QUE FAZER EM ITACARÉ
1. PRAIAS DA CONCHA E DA COROA
A Praia da Concha é a principal da orla urbana de Itacaré. Fica perto do centro e reúne as maior quantidade de boas barracas de praia. Apesar da boa estrutura e fácil acesso, há outras praias mais bonitas, como mostraremos abaixo.
Já a Praia da Coroa é bem central, mas não é recomendada para banho. Ela funciona principalmente como atracadouro de barquinhos de pescadores.
2. MAIS PRAIAS URBANAS
A partir da Rua da Pituba, seguindo as placas, chega-se às praias do Resende, Tiririca, do Costa e Ribeira, que apesar de mais distantes ainda são consideradas urbanas. Dá pra ir de carro ou até mesmo caminhando por cerca de 15 a 20 minutos.
As três praias são lindas, têm um ar menos urbanizado, e são frequentadas por jovens e surfistas. Há estrutura de bar e lanche em algumas delas.
3. RUA DA PITUBA
Essa é a rua onde tudo acontece em Itacaré. Bares, restaurantes, cafés, lojinhas, artesanato, artistas de rua, música ao vivo… Algo que não falta na programação de quem quer saber o que fazer em Itacaré, principalmente à noite!
4. PÔR DO SOL NO MIRANTE DO XARÉU
Se o pôr do sol no Arpoador é algo disputado no Rio, aqui em Itacaré o local mais procurado é o Mirante do Xaréu, que é um dos poucos lugares virados para oeste. O acesso é feito pela Praia das Conchas. Todos os fins de tarde os turistas se reúnem ali pra admirar o espetáculo com vista para o Rio de Contas e a Praia da Coroa.
5. TOUR DAS QUATRO PRAIAS
Esse é um passeio bem comum oferecido pelas agências. E vale a pena. Com ele você fará trilhas até as praias de mais difícil acesso, mas também aquelas consideradas as mais bonitas: Engenhoca, Havaizinho, Camboinha e a minha preferida, Itacarezinho. As trilhas são leves, com no máximo 20min de caminhada cada uma. Mas é recomendável ter um guia por questões de segurança.
6. CACHOEIRAS
Itacaré também é cercada por cachoeiras. Uma das mais famosas é a de Tijuípe, a cerca de 15km da cidade. O acesso é fácil pela BA-001, que segue pra Ilhéus. A entrada custa R$17 (preço de 2017) e além do poço ótimo para banho, há uma boa estrutura com restaurante e banheiros. Ela também costuma entrar no roteiro do “tour das quatro praias” oferecido nas agências.
7. A TERRA DO CACAU
Essa região é chamada de Costa do Cacau, por ser a principal produtora da fruta no Brasil, incluindo Ilhéus, que é a mais famosa das cidades produtoras. Então não perca a oportunidade de provar seus derivados que, por incrível que pareça, não têm gosto de chocolate, como sucos e caipirinhas. Se preferir, na cidade você encontrará algumas lojas de chocolate artesanal, como a Vila Rosa.
8. A CULINÁRIA BAIANA
Não tem como ir à Bahia e não se apaixonar pela culinária local. Mesmo que você não goste de frutos do mar ou até mesmo do dendê, sempre haverá algo que se encaixe no seu gosto. Moqueca, acarajé, abará, bobó, tapioca e carne de sol são só algumas das opções que aqui podem custar até três vezes menos que em grandes centros como São Paulo.
9. UM TOQUE DE SOFISTICAÇÃO
Um dos melhores restaurantes de Itacaré é praticamente secreto. Ele fica dentro do hotel boutique Vila Barracuda e, embora aberto ao público em geral mediante reserva, não é divulgado. O chef Fernando Luz prepara os pratos com sofisticação e sugere aos clientes as melhores opções de acordo com os ingredientes mais frescos do dia. É uma culinária maravilhosa.
10. ESTIQUE ATÉ A PENÍNSULA DE MARAÚ
Se tem uma coisa que valeu a pena foi ter esticado a viagem até a Península de Maraú. Seja pra passar alguns dias nas lindas praias de lá ou apenas num bate-volta até as Piscinas Naturais de Taipu de Fora, vale tentar incluir no seu roteiro.
ONDE FICAR
Durante os dias em que estivemos na cidade, nos hospedamos em dois hotéis com propostas diferentes. O Vila Barracuda, como disse acima, é um hotel boutique mais intimista, perfeito pra casais ou amigos que buscam conforto e atendimento exclusivo.
Já o Ecoporan Hotel Charme & Spa, o outro estabelecimento onde nos hospedamos, tem aquele clima de hotel de praia familiar, mas sem perder a boa estrutura. Os dois foram uma grande escolha pois, além do conforto, estão muito bem localizados.
Fonte: essemundoenosso.com.br