O poderoso tremor de magnitude 6,4 atingiu as 23:50 (15:50 GMT) cerca de 20 km (12 milhas) da costa leste da ilha.
Os socorristas estão tentando libertar as pessoas de um hotel parcialmente colapsado e de um prédio residencial, disseram autoridades.
As fotografias mostram inclinação e colapso de edifícios altos, escombros espalhados e danos extensivos às estradas na área.
O porão inferior e o piso térreo do Hotel Marshal de 10 andares cederam. Pelo menos três membros do pessoal estão pensados para ficar presos no interior, segundo a mídia estatal.
“Nós sabemos que há pessoas que estão presas dentro – podemos ver luzes dentro do hotel”, disse a testemunha Zeena Starbuck à BBC.
“Pessoas com telefones estão brilhando as luzes para que as pessoas saibam que estão lá”.
Pelo menos 28 pessoas foram resgatadas até agora de edifícios que pelo menos parcialmente entraram em colapso, disse o departamento de bombeiros de Hualien.
Alguns foram vistos rastejando para a segurança, de acordo com relatórios da mídia local.
O exército foi chamado para ajudar os trabalhadores de emergência.
As estradas e pontes na área foram danificadas e fechadas ao trânsito.
As pessoas relataram sentir o terremoto na capital da ilha, Taipei, a mais de 160 km (100 milhas) de distância.
Decorreram dezenas de tremores menores durante toda a ilha durante vários dias. Taiwan fica perto de uma junção de duas placas tectônicas e é regularmente atingida por terremotos.
O terremoto aconteceu no segundo aniversário de um tremor de magnitude 6,4 que matou 117 pessoas .
Taiwan é uma ilha que, em todos os aspectos práticos, foi independente desde 1950, mas que a China considera uma região rebelde que deve ser reunida com o continente.
Fonte: BBC.com