Segundo os estudiosos, essa foi a primeira demonstração reportada de um processador de computador que funcionou em condições similares às de Vênus por múltiplos dias sem o auxílio de um container pressurizado, sistema de resfriamento ou outros tipos de proteção. “Com mais um pouco de amadurecimento da tecnologia, esses eletrônicos SiC IC poderiam melhorar drasticamente os designs e conceitos de missões dos pousadores”, escreveram os cientistas.

Recorde superado com folga

Desde o começo da exploração espacial pela humanidade, o tempo recorde de sobrevivência em Vênus de um objeto feito por seres humanos foi de exatos 127 minutos (pouco mais de 2 horas), quando a espaçonave russa Venera 13 pousou por lá em 1981. Na época, o fato de o aparelho ter durado tanto tempo foi considerado um sucesso e rendeu nossas primeiras fotos coloridas da superfície do planeta.

O laboratório da NASA pretende ter um rover pronto para Vênus em 2023

Ainda há uma série de dificuldades a serem superadas antes que um rover seja enviado – um dos “carrinhos” similares aos usados hoje em Marte –, mas os novos chips resistentes já são um passo importantíssimo. A estimativa do laboratório Glenn da NASA é que um modelo desses veículos movido pelo vento esteja pronto em 2023, permitindo missões de exploração de longa duração em Vênus.