Troll rouba senha de ‘aluna nota 1.000’ e a inscreve em Produção de Cachaça

O portal do INEP, que gerencia as inscrições de alunos no ENEM e no SISU, teve uma falha de segurança explorada por trolls, e a aluna Tereza Gayoso, que tirou a nota máxima na redação da prova (1.000) teve sua conta invadida. Os trolls ainda trocaram a opção de curso de Gayoso de Medicina para “Produção de Cachaça”, um curso disponível no Instituto Federal do Norte de Minas Gerais, na cidade de Salinas (MG).

Segundo o site da Época, a aluna teria descoberto a invasão nesta terça-feira (31). “Eu não consigo acreditar que fizeram essa ruindade comigo”, declarou à revista. O ataque só foi possível porque o sistema de recuperação de senha do portal do INEP é inseguro e permite que uma pessoa redefina sua senha apenas informando alguns dados.

Praticamente todos esses dados podem ser encontrados na web, usando ferramentas de busca de consumidores, e estão disponíveis também na cédula de identidade do cidadão. Só é necessário informar o CPF, o nome completo do aluno e de sua mãe. Completando o cadastro com a cidade onde a pessoa mora, é possível redefinir a senha sem ter que confirmar nenhum link enviado por email.

Fonte: Tecmundo.com.br

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*