Por que Trump demitiu secretária de Justiça dias antes de sua substituição

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, demitiu a secretária de Justiça interina, Sally Yates, após ela questionar a legalidade de seu veto à entrada cidadãos de sete países de população majoritariamente muçulmana.

Indicada para o cargo por Barack Obama, Yates havia ordenado que os promotores do Departamento de Justiça não se dispusessem a defender a ordem executiva do presidente nos tribunais.

Ela foi substituída por Dana Boente, secretário de Justiça do Distrito Leste do Estado de Virgínia, que disse se sentir “honrado em servir o presidente Trump” e imediatamente ordenou que seu departamento se preparasse para defender a medida polêmica.

A ordem executiva proibiu temporariamente a entrada de cidadãos de Iraque, Síria, Irã, Líbia, Somália, Sudão e Iêmen, gerando protestos e críticas de que a medida discriminava muçulmanos.

Yates havia dito em uma carta “não estar convencida” de que a ordem respeitava a Constituição do país. “Enquanto for secretária de Justiça, o departamento não apresentará argumentos para defender a ordem executiva”, escreveu ela.

Fonte: bbc.com

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*