Trump empurra para a proibição de armas ‘bump stocks’

 

O presidente dos EUA, Donald Trump, assinou uma ordem para proibir os dispositivos de reserva, usados ​​por um homem armado que matou 58 espectadores de Las Vegas no ano passado.

Falando na Casa Branca, o Sr. Trump disse que dirigiu o Departamento de Justiça para propor uma lei para tornar os acessórios ilegais.

“Nós temos que fazer mais para proteger nossos filhos”, disse ele, acrescentando que ele iria discutir a segurança escolar esta semana.

Na semana passada, um jovem de 19 anos matou 17 pessoas em sua antiga escola na Flórida.

Em um evento na terça-feira, reconhecendo a bravura da aplicação da lei, o Sr. Trump disse que dirigiu o Procurador-Geral Jeff Sessions para finalizar as novas diretrizes para declarar ilegais os estoques ilegais “muito em breve”.

Quais são os estoques de colisão?

Os acessórios podem fazer rifles semiautomáticos disparar tão rapidamente quanto as metralhadoras.

Eles podem ser comprados por apenas US $ 100 (£ 70) sem a necessidade de uma verificação de antecedentes criminais.

O dispositivo foi usado por um jogador de 64 anos que chovia balas em uma multidão em um festival de música country ao ar livre no Strip de Las Vegas em outubro do ano passado.

Mais de 500 pessoas ficaram feridas nesse ataque, considerou o pior tiroteio em massa de um homem armado solitário.

A análise de áudio descobriu que o atacante, Stephen Paddock, conseguiu disparar 90 balas dentro de 10 segundos de seu quarto no Mandalay Bay Resort and Casino.

Os especialistas dizem que Paddock, que se matou após o ataque, não teria podido prejudicar tantas pessoas sem o uso de estoques de colisão.

O Congresso não planejou proibi-los?

Alguns legisladores, incluindo o republicano mais poderoso do Congresso, o presidente da Câmara dos Representantes, Paul Ryan, disseram que nunca ouviram falar do dispositivo até o massacre de Las Vegas.

Mas tanto os democratas quanto os republicanos concordaram na onda nacional de horror após o ataque, que a venda dos acessórios deveria ser proibida.

Em novembro passado, a senadora democrata Dianne Feinstein apresentou um projeto de lei para proibir os estoques de colisão, manivelas de gatilho e outros dispositivos que podem acelerar a taxa de tiro de um rifle semi-automático.

Mas essa legislação está paralisada.

A National Rifle Association e vários republicanos disseram que cabe ao Bureau of Alcohol, Tobacco, Firearms e Explosivos regularizar os acessórios.

Apenas um mês após o massacre de Las Vegas, o Congresso parecia deslizar para a inércia que atolou os esforços anteriores de controle de armas.

As propostas para proibir os estoques de colisão foram apresentadas com resultados mistos a nível estadual, inclusive na Carolina do Sul, Illinois, Washington e Colorado.

Might Trump deve considerar qualquer outro plano de controle de armas?

Na terça-feira, a Casa Branca sinalizou que estava aberto a um limite de idade para as pessoas que compravam rifles de assalto tipo AR-15, como o usado em uma morte na escola na semana passada em Parkland, Flórida.

“Eu acho que certamente isso está na mesa para discutir e que esperamos aparecer nas próximas semanas”, disse a porta-voz da Casa Branca, Sarah Sanders, quando perguntado sobre um possível requisito de idade.

Durante o fim de semana, o Sr. Trump disse que apoia uma lei bipartidária que procura melhorar as verificações no local antes de alguém poder comprar uma arma.

Essa legislação pretende preencher buracos no Sistema Nacional de Verificação de Antecedentes Criminais Instantâneos do FBI (NICS), que processou mais de 25 milhões de pedidos de propriedade de armas no ano passado.

Os fracassos nessa base de dados foram expostos por um tiroteio contra uma igreja do Texas no ano passado, e novamente com o tiroteio da escola secundária da Flórida na semana passada, alegadamente por um homem armado adolescente com história de problemas de saúde mental e comportamentais.

Fonte: BBC.com

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*