Veja 6 países com inscrições abertas de bolsas de estudo para brasileiros

Estudar fora do Brasil pode sair de graça para alunos de intercâmbio, cursos de curta duração, graduação e pós-graduação. Veja abaixo uma lista com seis países que estão oferecendo bolsas de estudo para brasileiros e saiba como se inscrever:

1- Irlanda
O Seda College, escola de idioma localizada em Dublin, na Irlanda, oferece dez bolsas de estudo integrais para brasileiros. O intercâmbio tem duração de seis meses. Para se inscrever, o aluno deve ter no mínimo de 18 anos e nunca ter estudado no exterior.

O período de pré-inscrição se encerra hoje (29) e é feito online. O candidato deverá enviar o currículo em PDF e uma carta motivacional de até 100 linhas ou vídeo de até dois minutos explicando porque deve ser escolhido. Após a conclusão da inscrição, receberá um teste de nivelamento online em até dois dias.

Depois do teste, o resultado da primeira etapa sairá em até 15 dias. Caso seja selecionado para a próxima fase, o estudante fará uma entrevista por Skype.

A instituição não cobre os gastos com passagem e hospedagem. Porém, todos os custos com o colégio serão cobertos, incluindo material escolar.

2 – Canadá
Durante todo o ano, o governo canadense vai oferecer 400 bolsas para períodos de quatro e seis meses de estudos em diversas faculdades do país. As bolsas de estudo são destinadas a alunos de graduação e pós-graduação que morem em países da América Latina.

O período de inscrições vai até 25 de abril e os candidatos precisam estar matriculados em alguma universidade, cursando graduação, mestrado ou doutorado em qualquer área de conhecimento.

O pacote inclui passagem, material escolar, seguro saúde, hospedagem e visto. O valor do auxílio pode chegar a 9.700 dólares canadenses.

Estudantes de graduação ou pós-graduação têm chances de realizar um projeto de estudo e pesquisa no Canadá. Os candidatos concorrem a bolsas no valor de 7.200 dólares canadenses (estudantes de graduação) e 9.700 (estudantes de mestrado e pós-graduação ou PhD).

As bolsas incluem as áreas de Engenharia, Direito, Medicina e Relações Internacionais, cujo projeto de pesquisa seja relacionado a desenvolvimento ou governança. As inscrições vão até 25 de abril e podem ser feitas online.

3 – Itália
Sexta-feira (31) é a data limite para se candidatar na Universidade de Bolonha. A instituição oferece bolsas de estudos para brasileiros em cursos de graduação e pós-graduação no país.

Os candidatos precisam ter menos de 30 anos e estarem matriculados em alguma instituição de ensino superior. Alguns cursos terão aulas ministradas em inglês, por isso bom entendimento da língua é essencial.

Além do passaporte válido, o estudante deverá apresentar o resultado das provas do SAT (Scholastic Assessment Test) ou GRE (Graduate Record Examination), exames online exigidos por universidades europeias e americanas para admissão de alunos estrangeiros. O resultado da primeira chamada será divulgado em abril.

4 – Espanha
A Universidade de La Rioja, no norte da Espanha, oferece bolsas de estudo para brasileiros nos cursos de Língua e Cultura Espanholas. Com duração de três meses, o programa é uma parceria com o Banco Santander e vai selecionar oito estudantes.

Além dos custos do curso, haverá uma ajuda de custo de 1.500 euros para gastos com passagem e manutenção. O alojamento será na própria universidade e a instituição bancária cobrirá o seguro-saúde.

As inscrições se encerram hoje (29) e podem ser feitas no site da universidade. Os pré-selecionados vão receber um comunicado sobre a continuidade do processo e, no dia 11 de abril, receberão as informações sobre a documentação que deverá ser enviada pelos Correios para dar continuidade à candidatura.

Os universitários que desejem aprimorar o idioma espanhol podem se inscrever para estudar na Universidad de Salamanca, que está oferecendo 100 bolsas de estudo. As inscrições devem ser feitas até 15 de maio pelo aplicativo Santander Universitário. O candidato deve estar matriculado em uma das 32 universidades brasileiras credenciadas no programa.

Na oitava edição, o Top España oferece um curso com duração de três semanas (03/07 a 22/07 ou 10/07 a 29/07). Os custos de passagem para Madrid e os traslados até Salamanca serão custeados pela empresa, assim como alimentação, hospedagem, material didático e passeios culturais.

5 – Estados Unidos
A Universidade de Ohio seleciona até 30 de abril quatro brasileiros para bolsas de estudo integrais em cursos de curta duração. Para participar é preciso ser estudante universitário ou graduado e ter inglês avançado. Os cursos de Marketing, Management, Corporate Finance e Project Management terão duração de duas semanas.

As inscrições são feitas online. Na primeira etapa da seleção, deve-se responder em inglês um formulário online. Caso aprovados, serão entrevistados por telefone ou videoconferência. Os cursos terão início em 2018.

Os selecionados terão acomodação e alimentação pagas pela instituição. Mas devem arcar com os custos de passagens aéreas, seguro saúde, visto e taxa de matrícula (120 dólares).

6 – Holanda
Estudantes brasileiros que desenvolvem projetos com impacto nas áreas de educação, cultura ou tecnologia podem se inscrever para o programa “De Malas Prontas para a Holanda – Transformadores, Educadores & Inspiradores”.

As inscrições vão até 14 de abril. O processo seletivo contempla uma bolsa integral, incluindo passagem e hospedagem. Há oportunidades de cursos na área de psicologia, desenvolvimento sustentável, urbanismo, resolução de conflitos e arte. Estão na lista das universidades a de Amsterdam e a de Twente.

Fonte: ibahia.com

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*