Após desistência de Roma, Milão pode ser candidata aos Jogos de 2028

O presidente do Comitê Olímpico da Itália (Coni), Giovanni Malagò, não engoliu a decisão da prefeitura de Roma de retirar a candidatura aos Jogos de 2024. Ele sonha em realizar uma Olimpíada no país e, nesta quarta-feira, 15, revelou a intenção de que a cidade de Milão concorra pela edição de 2028.

“Não estamos mais jogando a partida, e, honestamente, a ferida não cicatriza. Mas essa é uma outra partida, nós podemos jogá-la, e vamos começar por aqui”, disse Malagò, durante o lançamento da candidatura de Milão para receber a 132.ª edição da assembleia geral do Comitê Olímpico Internacional (COI), em 2019. As declarações foram reproduzidas pelo jornal italiano Gazzeta dello Sport.

No entender de Malagò, a desistência de Roma “paradoxalmente” deu mais força à cidade de Milão e a região da Lombardia. Seria a segunda candidatura de Milão, que tendeu receber os Jogos em 1908. Na ocasião, Roma foi escolhida, mas desistiu de organizar a Olimpíada depois da erupção de Vesúvio. Londres acabou sendo a sede.

A Itália não recebe os Jogos desde 1960 e uma candidatura por 2028 teria o apoio do atual governo regional da Lombardia, conforme garantiu o governador Roberto Maroni nesta quarta-feira. Ele, entretanto, fez uma ressalva, lembrando que a candidatura vale “principalmente” se os Jogos de 2024 não forem realizados na Europa. Ou seja: se Paris perder para Los Angeles na votação que vai acontecer em setembro, no Peru.

Fonte: atarde.uol.com.br

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*