Após incêndio, casarão onde viveu o poeta Castro Alves está abandonado

Imóvel pegou fogo em 2013 e estrutura segue sem reparos há quatro anos.
Casarão do século XVIII tem servido de abrigo para usuários de drogas.

A um dia de celebrar os 170 anos de nascimento de Castro Alves, na terça-feira (14), os admiradores do conhecido “Poeta do Escravos” têm pouco a comemorar. O casarão histórico onde ele morou com a família no Parque Solar Boa Vista, no bairro do Engenho Velho de Brotas, em Salvador, está abandonado e serve de abrigo para usuários de drogas.

Construído no século XVIII, o imóvel foi atingido por incêndio em janeiro de 2013. Desde então, o local segue sem reparos. Do lado de fora da estrutura, há o acúmulo de entulho e até pneu com água parada, situação propícia para a proliferação do mosquito Aedes aegypti.

Na área interna do andar térreo, a situação de abandono é ainda mais evidente. O imóvel está destelhado, há rebocos espalhados pelo chão, as vigas de sustentação do prédio estão à mostra e o mato cresce em paredes do casarão.

No primeiro andar, área que não foi atingida pelo incêndio de 2013, a situação não é diferente. O local tem muita pichação, objetos abandonados e até colchão usado por moradores de rua. “É lastimável a situação que se encontra esse prédio. Nós já solicitamos diversas vezes ao Iphan [Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional da Bahia] e ao governo do estado e providência nenhuma foi tomada”, diz Jaílton Ribeiro, líder comunitário do Engenho Velho de Brotas.

Até o incêndio de 2013, funcionava no casarão a Secretaria Municipal de Educação de Salvador. Em nota, a prefeitura disse que o imóvel, que pertence ao estado, será devolvido, o que deve possibilitar a recuperação da estrutura, já que o seguro referente ao incêndio foi recebido pelo Estado. Já o Iphan disse que vem juntando esforços para concluir a minuta para restauração do Solar, e que o documento já está em fase de finalização.

Fonte:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*