Fiéis homenageiam Irmã Dulce com procissão e missa em Salvador

Uma procissão seguida de missa fez parte das homenagens, neste domingo (12), em memória de Irmã Dulce, que completa 25 anos de falecimento na segunda-feira (13). Os fiéis seguiram em procissão que saiu do Santuário da Bem-Aventurada Dulce dos Pobres, no Largo de Roma, em direção à Igreja do Bonfim.

A caminhada religiosa começou por volta das 16h e terminou cerca de 17h, no Bonfim. Uma missa presidida pelo padre Edson Menezes, reitor da Basílica, lembrou Irmã Dulce. A Igreja do Bonfim ficou lotada de católicos, que chegaram a acompanhar a celebração até do lado de fora do espaço.

Já na segunda-feira, dia em que se completam exatos 25 anos do falecimento, uma missa solene será realizada no Santuário da Bem-Aventurada Dulce dos Pobres com a presença de funcionários, pacientes, moradores, alunos, voluntários e religiosos das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), além de amigos e familiares da freira baiana.

Presidida pelo arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, a celebração será pontuada pela lembrança de acontecimentos marcantes na trajetória de amor e serviço da freira baiana em favor dos pobres e doentes. O momento marca a abertura oficial da agenda de homenagens que serão prestadas ao longo de 2017.

Irmã Dulce faleceu no dia 13 de março de 1992, aos 77 anos, no Convento Santo Antônio, em Salvador. Entre os episódios mais marcantes de sua trajetória, está a ocupação, em 1949, de um galinheiro ao lado do convento, após autorização da sua superiora, com os primeiros 70 doentes. A iniciativa deu início à criação das Obras Sociais Irmã Dulce, instituição que abriga hoje um dos maiores complexos de saúde com atendimento 100% gratuito do Brasil.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*