Após incêndio ser dado como extinto, novos focos surgem em Guarajuba

Horas após o incêndio que atingiu mais de 2 km de área de uma vegetação próxima a condomínios de Guarajuba, em Camaçari, na região metropolitana de Salvador, ser dado como extinto, novos focos surgiram na região. As informações foram divulgadas pelo Corpo de Bombeiros.

Segundo o órgão, houve reignição do incêndio na manhã de terça-feira (7), enquanto que o fogo na região tinha sido dado com extingo na noite de segunda (6). Até a tarde desta quarta (8), o combate aos novos focos ainda estava sendo realizado.

Conforme os bombeiros, não se sabe se o fogo retornou por conta de algum ponto de calor já existente ou se teve nova causa.

Novos focos foram encontrados, inclusive, em áreas distantes do local onde estava sendo realizado o combate anterior.Assim que as chamas reascenderam, segundo a corporação, duas guarnições foram encaminhadas ao local.

As equipes trabalharam durante toda a noite de terça e também durante a madrugada desta quarta na região. Os bombeiros informaram, ainda, que, apesar da reignição do incêndio, não há risco de que as chamas cheguem até as residências.

Na noite de terça e na tarde desta quarta, os bombeiros realizaram aceiros para isolar as chamas com ajuda de uma retroescavareira e assim envitar a proliferação das chamas.

Praia do Forte
O incêndio que atinge uma Área de Proteção Ambiental (APA) na Praia do Forte, que fica no município de Mata de São João, no Litoral Norte da Bahia, está controlado, segundo os bombeiros. No entanto, conformea corporação, alguns pontos de calor ainda carecem de atenção constante.

Os Bombeiros que estão no local (cerca de 30) atuam monitorando para que o incêndio não evolua, mas não há riscos para residências, segundo a corporação.

O fogo começou na região no dia 27 de fevereiro. As chamas foram controladas no dia 28, mas reacendeu no dia 1º de março. Os bombeiros militares conseguiram fazer novamente o controle das chamas no último sábado (4). Desde então, o combate segue na região para apagar o chamado “incêndio subterrâneo”, que fica sob o solo. Mesmo sem fogo na superfície, o incêndio eleva o calor.

Lençóis
Em Lençóis, na região da Chapada Diamantina, o incêndio que atinge a reserva legal da propriedade Cacique, no povoado de Cantinho, também foi controlado, segundo o Corpo de Bombeiros. Equipes para o combate às chamas estão na região desde segunda (6).

Segundo os bombeiros, o local passará por avaliações diárias para evitar que a situação saia de controle. Uma equipe composta por nove bombeiros militares, além de homens da brigada voluntária Anjos da Chapada, atuam na região. Além de veículos terrestres, um avião da Operação Bahia sem Fogo também ajuda nos trabalhos.

Fonte: g1.globo.com/bahia

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*