Responsáveis por erro no Oscar 2017 nunca mais trabalharão na premiação, diz Academia de filmes

Os dois funcionários da empresa de auditoria PwC responsáveis pelo erro na entrega do prêmio de melhor filme do Oscar 2017 nunca mais irão trabalhar na premiação, disse nesta quarta-feira (1º) a presidente da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, Cheryl Boone Isaacs, à AP.

Na entrevista, a presidente afirmou que Brian Cullinan, quem entregou o envelope errado que resultou no anúncio equivocado de “La la land: Cantando estações” como melhor filme, estava distraído nos bastidores. E que ele e sua parceira, Martha Ruiz, foram permanentemente removidos de qualquer participação com a Academia de filmes.

Cheryl Boone Isaacs disse também que a relação da Academia com a empresa PwC, que faz a contagem de votos e a revelação dos vencedores do Oscar há 83 anos, está “sob revisão”.

De indicado a vencedor e apresentador

A presidente da Academia elogiou os atores Warren Beatty e Faye Dunaway, e o apresentador Jimmy Kimmel, por terem contornado a situação. E também louvou o produtor Jordan Horowitz, de “La la land”, que, em suas palavras, “foi de indicado a vencedor e apresentador em questão de minutos”.

Boone Isaacs lamentou ainda que os “últimos 90 segundos” da transmissão acabaram ofuscando o que ela descreveu como “o show mais brilhante e maravilhoso”.

Um erro – e pedidos de desculpas

Beatty e Dunaway apresentaram a categoria final do Oscar 2017, no domingo (26). Ao abrir o envelope que deveria ser de melhor filme, Beatty ficou olhando para o papel com o nome do vencedor, como se algo estivesse errado. O ator permaneceu 20 segundos sem saber o que fazer: a plateia pensou que era uma brincadeira. Até deu risada. O ator de 79 anos é conhecido pelo bom humor.

Então, Faye pegou o papel da mão do ator e leu: “La la land”. Foi quando a equipe do filme se abraçou e foi receber a estatueta. Os produtores (Fred Berger, Jordan Horowitz e Marc Platt) discursaram e ficaram por 2 minutos e 23 segundos no palco, mas foram avisados da confusão. “Há um erro, ‘Moonlight’, caras, vocês ganharam melhor filme. Isso não é uma brincadeira, acho que eles leram a coisa errada”, disse Horowitz.

Na segunda-feira (23), a PwC assumiu a falha. “Nos desculpamos sinceramente a ‘Moonlight’, ‘La la land’, Warren Beatty, Faye Dunaway e ao público do Oscar pelo erro que foi feito durante o anúncio de melhor filme. Os apresentadores receberam envelopes da categoria errada por engano e, quando descoberto, foi imediatamente corrigido. Nós estamos investigando como isso pode ter acontecido, e nos lamentamos profundamente que isso tenha acontecido. Agradecemos a graça com que os indicados, a Academia, a ABC, e Jimmy Kimmel cuidaram da situação”, diz o comunicado.

A Academia de filmes também se desculpou posteriormente. “Lamentamos profundamente os erros cometidos durante a apresentação da categoria de melhor filme durante a cerimônia do Oscar de ontem à noite. Pedimos desculpas a todo o elenco e equipe de ‘La la land’ e ‘Moonlight’, cuja experiência foi profundamente alterada por esse erro. Saudamos a tremenda graça que exibiram sob as circunstâncias. Para todos os envolvidos – incluindo os nossos apresentadores Warren Beatty e Faye Dunaway, os cineastas, e os nossos fãs assistindo no mundo inteiro – pedimos desculpas”.

Fonte: g1.globo.com

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*