Incêndio atinge barracos em Paraisópolis, na Zona Sul de SP

Um incêndio atingiu barracos na Rua Pasquale Galupe, em Paraisópolis, na Zona Sul de São Paulo, nesta quarta-feira (1º). Segundo os bombeiros, pelo menos 50 barracos foram atingidos. Às 17h40 o fogo já havia sido controlado. Não houve relado de feridos.

Segundo o capitão Marcos Palumbo, porta-voz dos bombeiros, 24 equipes, com cerca de 90 homens, foram encaminhadas para o local. De acordo com ele, uma pessoa foi atendida por inalar fumaça.

Os bombeiros tiveram dificuldade para combater as chamas porque as vielas são muito estreitas. Às 15h40, os bombeiros conseguiram conter o fogo em um ponto central, esfriando a área ao redor dele para que as chamas não se espalhassem. O fogo foi diminuindo até ser apagado por completo.

A reportagem da GloboNews auxiliou a mulher que passou mal com a fumaça. Segundo a filha da vítima, a mulher queria retirar objetos pessoais de sua casa e acabou respirando muita fumaça. A equipe levou a mulher até um posto de saúde na região.

Os moradores tentaram apagar o fogo com baldes d’água. O capitão disse que a corporação não recomenda que os moradores façam isso. Os bombeiros, ao contrário dos moradores, têm equipamento de proteção e treino para enfrentar as chamas.

“É complicado, é difícil. E o fogo se alastra muito rápido”, disse Jocemir Carlos Meira, que mora bem perto do foco do incêndio. “Quando a gente vê, já está quase chegando aqui”, acrescentou. “Muito fogo, parecia filme de terror, que vem devorando tudo”, disse o pizzaiolo José Odair da Silva.

“Eu estava na casa da vizinha. Aí saiu gritando que o barraco estava pegando fogo. Só deu tempo de eu entrar e pegar as coisas. Já estava esquentando tudo”, disse a dona de casa Daniela Silva. Queimou todo o barraco, não sobrou nada.” Questionada se tinha para onde ir, afirmou: “Não. Vou ficar no meio da rua agora.”

Paraisópolis é a segunda maior favela da cidade, perdendo apenas para Heliópolis.

Área irregular

A área onde aconteceu o incêndio era um barranco de terra em 2014. Mas a ocupação irregular acabou tomando conta da região. Imagens de satélite mostram a ocupação da área. Ano a ano, o que era marrom foi dando lugar ao cinza das telhas.

Números

Os bombeiros informaram que, somente neste ano, já aconteceram 102 incêndio em favelas em todo o estado. Deste total, 43 estavam na capital e em cidades da Grande São Paulo.

No ano passado a corporação registrou, em todo o estado, 325 incêndios, sendo 230 na capital e na região metropolitana.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*