PORTELA – Campeã Carnaval Rio 2017

Num ano marcado por acidentes na Sapucaí, a Portela conquistou o título do carnaval de 2017, depois de 33 anos de jejum. A azul e branca terminou a apuração na tarde desta quarta-feira com 259,9 pontos, após ter vencido pela última vez em 1984, na inauguração do Sambódromo.

A agremiação do carnavalesco Paulo Barros – que venceu seu quarto título – contou na avenida o enredo “Quem nunca sentiu o corpo arrepiar ao ver esse rio passar…”, sobre os rios do mundo. Alguns dos grandes destaques do desfile foram o canto da escola, alegorias como o da tragédia de Mariana e o abre-alas, em dourado, além das fantasias e da bateria do Mestre Nilo Sérgio.

– O povo brasileiro precisa da Portela – declarou, emocionado, o presidente da azul e branco, Luis Carlos Magalhães, que assumiu o comando da escola após o assassinato do ex-presidente Marcos Falcon.

 

A ala das baianas levantou o simbolismo da água sagrada (para afastar qualquer energia negativa na Avenida). Já o casal de mestre-sala e porta-bandeira Alex e Daniele desfilou, respectivamente, de Oxóssi e Oxum (rainha da cachoeira) Foto: Márcio Alves / Agência O Globo

 

A escola disputou décimo a décimo com a Mocidade Independente de Padre Miguel, que acabou no segundo lugar. A virada da Águia Altaneira veio no último quesito: enredo. A agremiação de Oswaldo Cruz e Madureira gabaritou, enquanto a verde e branco da Zona Oeste perdeu um décimo.

A Mocidade, que chegou a liderar grande parte da apuração, levou Marrocos para a Sapucaí. Completam o desfile das campeãs, no próximo sábado, o Salgueiro, a Mangueira, a Grande Rio e a Beija-Flor, em terceiro, quarto, quinto e sexto lugar, respectivamente.

Último colocada, a Paraíso do Tuiuti não será rebaixada para a Série A ano que vem. Numa reunião de emergência da Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa) na tarde desta quarta-feira, os presidentes das agremiações decidiram que nenhuma escola cairia para o grupo de acesso, devido aos acidentes que deixaram 35 feridos nos desfiles do Grupo Especial este ano.

Quando a medida foi anunciada durante a apuração, o público vaiou a decisão. A campeã da Série A, no entanto, subirá para o Especial em 2018. Com isso, 13 escolas participarão do grupo principal ano que vem, e duas serão rebaixadas.

A última vez que escola alguma foi rebaixada foi em 2011, quando um incêndio atingiu os barracões da Portela, União da Ilha e Grande Rio no pré-carnaval. Mas em 1992, por exemplo, quando um carro da Viradouro pegou fogo em plena Sapucaí, houve rebaixamento. A vermelho e branco de Niterói acabou escapando, terminando na nona posição.

Veja a classificação completa do Grupo Especial

1. Portela

2. Mocidade Independente de Padre Miguel

3. Acadêmicos do Salgueiro

4. Estação Primeira de Mangueira

5. Acadêmicos do Grande Rio

6. Beija-Flor de Nilópolis

7. Imperatriz Leopoldinense

8. União da Ilha do Governador

9. São Clemente

10. Unidos de Vila Isabel

11. Unidos da Tijuca

12. Paraíso do Tuiuti

Fonte: oglobo.globo.com

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*