Irã despreza ameaças de Trump por teste de míssil: “inexperiente”

Um dos principais conselheiros do líder supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei, disse nesta quinta-feira que o país não irá ceder a ameaças “inúteis” de “uma pessoa inexperiente” dos Estados Unidos por conta de seu programa de mísseis balísticos.

Na quarta-feira, o assessor de segurança interna do presidente americano, Donald Trump, disse que os EUA estão advertindo o Irã por causa de sua “atividade desestabilizadora” depois que a nação realizou um teste de míssil balístico.

Trump ecoou a linguagem de Mike Flynn nesta quinta-feira, dizendo em um tuíte que “o Irã foi colocado formalmente de sobreaviso” depois de seu governo dizer que está avaliando como reagir ao lançamento, que Teerã afirma ter ocorrido somente com objetivos defensivos.

O Irã confirmou na quarta-feira ter testado o míssil, mas disse que não violou o acordo nuclear firmado com potências mundiais em 2015 nem uma resolução do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) em apoio ao pacto.

“Esta não é a primeira vez que uma pessoa inexperiente ameaça o Irã… o governo americano irá entender que ameaçar o Irã é inútil”, disse Ali Akbar Velayati. “O Irã não precisa de permissão de nenhum país para se defender”, disse ainda, segundo a agência de notícias Fars. Khamenei é a figura mais poderosa do país.

Fonte: veja.abril.com.br

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*