Artistas locais destacam incentivo à cultura do ‘Festival Vozes do Brasil’

O ‘Festival Vozes do Brasil’ reúne em um mesmo local, música, dança, teatro e exposição – ou seja, um prato cheio para quem gosta de cultura. O evento, durante três dias, reúne artistas brasileiros em homenagem a grandes nomes da cultura do país, além de artistas locais, como Claudia Cunha, Tainah e Laila Garin. Elas irão homenagear Gal Costa, Maysa e Elis Regina, respectivamente, na Sala Principal do TCA. O projeto acontece nesta sexta-feira (17), sábado (18) e domingo (19).

Tainah sobe ao palco no sábado, às 21h. Logo após o show de Rosa Passos, em homenagem a Tom Jobim. Para ela, essa oportunidade já dá a ela uma oportunidade de mostrar seu trabalho. “Nós precisamos de oportunidades que possibilitem a expansão desses limites que a falta de visibilidade condiciona ao artista ‘desconhecido’ para o grande público. Abrir o show da diva Rosa Passos, por exemplo, além de uma honra, é poder alcançar um público que está ali, em sua maioria, para ouvi-la, abrindo a possibilidade mútua do público conhecer um novo artista e do artista vivenciar esse grande desafio de cantar pra uma grande plateia atenta, que pode vir a se tornar seu público também. Vamos cantar no maior teatro do nosso estado abrindo espaço para fala, aproximando o artista do publico, abrindo esse novo diálogo necessário para a perpetuação da arte e sua função de representatividade e expressão do seu povo”, comentou.

Presente

Claudia Cunha, que se apresenta no domingo (19), classifica a iniciativa com um presente para a cidade. “ontar uma programação que inclui várias vertentes artísticas acontecendo dentro desse espaço e com possibilidade de acesso gratuito e/ou pagando preços populares é um presente pra Salvador.  E a grade é uma delícia e um achado na sua confluência de artistas e propostas. Torço para que esse Festival siga acontecendo e movimentando esses encontros de celebração à música brasileira com a vitalidade e qualidade que ela merece”, opinou.

Em casa

Uma coisa é certa: Laila, Claudia e Tainah se sentirão em casa durante o Festival. ‘Da terra’, as apresentações terão um gostinho especial para elas. “Gostaria de voltar mais a salvador com meus trabalhos. Sinto me querida e reconhecida em minha terra”, destacou Laila.

As homenageadas

Laila Garin já subiu ao palco para interpretar Elis Regina. No musical ‘Elis, a musical’, a baiana emocionou a plateia de diversas cidades brasileiras. Agora, ela fará uma homenagem, ao lado da sua banda ‘A Roda’, à cantora. “O público vai se emocionar, revisitar músicas significativas da obra de Elis e para os dias de hoje”.

Tanto Tainah quanto Claudia também já viraram intérpretes das suas homenageadas, Maysa e Gal Costa, respectivamente. “Já cantava composições que Maysa cantou, e com o convite para o festival, escolhi Maysa por identificar essa sintonia com a minha caminhada como intérprete, de poder passear pelo universo do amor com intensidade e entrega por estilos diversos que ela gravou, como a Bossa Nova, o Jazz, e também, de uma forma nova, desfrutar do furor das paixões ardentes e das suas desilusões”, explicou Tainah.

“É bastante comum um intérprete em algum momento se voltar para a obra de algum compositor ou artista. Em geral, as cantoras optam pelos compositores porque é de uma riqueza enorme se debruçar sobre a obra de um Chico Buarque, Gilberto Gil, Tom Jobim, Gonzaguinha, etc. Mas quando pensei em montar um show dentro dessa perspectiva, só pensei nela, Gal Costa. É uma voz e um canto marcante e referencial para uma geração de cantoras que vão de Marisa Monte, Vanessa da Mata à Roberta Sá. E eu me incluo também”, disse Claudia.

Serviço

O quê: Festival Vozes do Brasil

Onde: Teatro Castro Alves, Praça Dois de Julho, s/n – Campo Grande

Quando: 17 a 19 de março (sexta, sábado e domingo), das 13h às 23h

Ingressos: R$40 (inteira) e R$20 (meia) – bilheteria do Teatro Castro Alves, nos guichês do TCA no Shopping Barra e Shopping Bela Vista e no site da ingresso rápido – ingressorapido.com.br

Fonte: ibahia.com

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*